Acontece no Brasil

SP Gastronomia 2021 estreia nesta quarta-feira 27 de outubro com a série Chefs no Campo

A edição 2021 do #SP Gastronomia, maior programa de incentivo ao setor gastronômico, estreia na próxima quarta-feira, 27 de outubro, às 19h30, com a série especial Chefs no Campo. Renomados profissionais do setor produtivo e gastronômico como Lucas Corazza, Heloísa Collins, Renato Carioni, Paulo Souza e Deborah Gaiotto fazem parte da programação transmitida às quartas-feiras e domingos. Na série, apresentada por Mauricio Schuartz, o espectador conhecerá toda a cadeira de produção de alimentos e bebidas até a elaboração de receitas especiais. A transmissão gratuita dos 10 episódios é pela plataforma e aplicativo #CulturaEmCasa, criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte. (Confira programação abaixo).
Schuartz, em viagens por várias cidades do interior de São Paulo, visita o espaço de cada dos pequenos produtores rurais, responsáveis por produtos diferenciados e de excelência, que contam sobre as técnicas utilizadas e a estratégia de negócio. E cabe a cada um dos Chefs convidados transformar estes ingredientes em pratos saborosos. Dessa forma, o ciclo de cada produto, se completa num panorama que começa no campo e termina com a sua utilização em um estabelecimento gastronômico igualmente reconhecido por sua qualidade. Após cada exibição ocorre um bate-papo com personagens importantes do episódio sobre detalhes, atualidades e curiosidades da história do produto abordado.
Queijo, mel, orgânicos, café, shitake são alguns dos produtos abordados na série. Chefs no Campo apresentará como o segmento da agropecuária é decisivo na vida da economia, da inserção geopolítica e o contingente de pessoas envolvidas nesta cadeia de produção. Mais que isso, a série revela como estes produtos vêm alcançando reconhecimento internacional justamente por sua excelência. No primeiro episódio, Mauricio Schuartz visita a mestre queijeira e caprinocultora Heloísa Collins, cujo queijo de cabra produzido em seu espaço será utilizado pelo chef Paulo Souza em uma receita especial de risoto.
“A gastronomia é um dos setores mais importantes da economia criativa de São Paulo, com alta capacidade de geração renda, emprego, desenvolvimento e qualidade de vida. Também é um patrimônio cultural e turístico. A diversidade de nossa culinária e sua história é muito rica. Com a transmissão no formato online todo conteúdo terá maior amplitude e o público poderá assistir o aonde estiver”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, Organização Social.

Sobre #CulturaEmCasaLançada em 21 de abril de 2020, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. No dia 17 de julho deste ano, foi lançado também o aplicativo #CulturaEmCasa, com uma programação especial com apresentação do musical Auê, da Cia. Barca dos Corações Partidos.  
O lançamento do app, disponível nas lojas Apple Store e Google Play, marca nova fase da plataforma #CulturaEmCasa. O app amplia ainda mais o acesso à programação da plataforma, que possui 4 mil conteúdos gratuitos das mais diferentes linguagens artísticas e para diversos públicos, atingindo 4 mil cidades e 165 países, 7 milhões de visualizações e 400 mil horas assistidas. Em comemoração ao aniversário de um ano da plataforma, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga, entre outros. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de mais de 20 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos ao longo da pandemia.
A ferramenta reúne também conteúdos dos Teatro Sérgio Cardoso, de Araras e do Museu da Diversidade Sexual (MDS), como por exemplo as Paradas, chamadas Mais Orgulho, apoiando e divulgando ações LGBTQIA+ no interior, região metropolitana e litoral do Estado de São Paulo. Entre as ações realizadas no ano passado, estão a exposição Queerentena, a primeira exposição digital idealizada pelo Museu, realizada em parceria com o Google Arts and Culture. As atividades culturais e ações de visibilidade têm como base a promoção dos direitos humanos, o combate à discriminação e a visibilidade da população LGBTQIA+. Também fazem parte da programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.
A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea Cultural. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo e com o estado do Ceará, em que são transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.
Programação: Sempre às 19h3027/10 Queijo de Cabra – Produtora Heloísa Collins / Chef Paulo Souza31/10 Cordeiro – Produtor Márcio Holcman / Chef Fred Caffarena3/11   Mel – Produtores Márcia e Eugênio Basile / Chef Luis Felipe Souza7/11 Pancs – Produtora Deborah Gaiotto / Chef Cândida Balensieffer10/11 Ovo – Produtor Jaime Rodrigues / Chef Renato Carioni14/11 Shitake – Produtor Orlando Mauro Moraes / Chef Ravi Leite17/11 Queijo de Vaca – Produtores Paulo e Rosana Rezende / Chef Donato Galvez21/11 Gin – Produtor – Martin Braunholz / Chef Danilo Rolim24/11 Orgânicos – Produtor- David Ralitera / Chef Viktor Ortega28/11 Café – Produtor – Antonio Basile / Chef Lucas Corazza

Plataforma #CulturaEmCasa www.culturaemcasa.com.br

RedesSociais:
facebook.com/culturaemcasasp/
instragram.com/culturaemcasasp/
twitter.com/culturaemcasasp

Sobre o Autor

Preencha seus dados abaixo e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *