Florista Flavia Rocco dá dicas de flores para a casa no inverno
Conheça nossas dicas de flores, saiba as flores que desabrocham durante a estação mais fria do ano e como cuidar para que permaneçam bonitas por mais tempo.
Neste ano o outono termina no final do mês de junho e já é hora de começar preparar a casa para receber os dias mais gelados do ano. Transformações cotidianas como tirar dos armários mantas para sofás, roupas de cama e vestuário, fazem parte deste ritual de preparo para o inverno. Mas se engana quem acha que só na primavera é possível deixar a casa colorida, com flores desabrochando. Apesar de parecer uma estação cinzenta, é possível alegrar e colorir os ambientes com as flores certas para a estação.
Algumas espécies são bastante resistentes às baixas temperaturas e até preferem florescer nessa época. A conceituada florista Flavia Rocco, que trabalha há mais de 20 anos com os melhores arranjos do mercado, comenta que podemos encontrar muitos tipos de flores para o inverno. A Callas, por exemplo, gosta de baixas temperaturas. “É uma flor que gosto muito e que tem grande durabilidade em vasos”, comenta Flavia. Comumente usada em casamentos dada a elegância e sua associação à devoção, tem variações nas cores laranja, rosa, bordô, amarela e até preta. Na cor branca é conhecida como Copo de Leite, mas nas variações de cores são chamadas de Callas, que, em grego, significa “beleza”.
Outra opção para o inverno é o Ciclame. Flavia explica que é “conhecida popularmente como a rainha da estação, pois chega a aguentar até mesmo temperaturas de 5°C”. Uma espécie que não pode ser usada como flor de corte e sim em vasos plantados. A Cravinas, Azaleia e Amor Perfeito também são resistentes aos dias frios. De pétalas aveludadas, o Amor Perfeito é associado às recordações amorosas e significa amor romântico e duradouro. Flávia tem um carinho especial por esta flor “porque é colorida, delicada e extremamente apaixonante”, comenta.
Já as Orquídeas são encontradas quase que durante todo o ano, mas no inverno saem em todas as qualidades. “É nesta época que temos a Phalaenopsis, também conhecida como Orquídea Borboleta, de todas as cores variáveis e exóticas”, explica Flavia. Segundo ela, as Astomélias também gostam de frio e aguentam bem as mudanças de temperatura.
Ao adquirir sua flor preferida, sempre fica a dúvida dos cuidados para mantê-la viva por mais tempo. De acordo com Flavia Rocco, algumas dicas prolongam a beleza dos arranjos, como não deixar pegar muito sol, manter em lugar arejado e trocar de água a cada dois dias, para arranjos com água. Além disso, Flavia tem uma dica importante que sempre coloca em prática em seu ateliê: “conversar com elas faz muita diferença”.
Fávia Rocco
Shopping Iguatemi SP
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 | Piso Térreo | Jd. Paulistano
Site: www.flaviarocco.com.br