Se você mora em São Paulo ou está de passagem pela cidade a trabalho ou lazer, saiba que a cidade é um paraíso de galerias de arte para os amantes das artes plásticas. Além dos famosos museus MASP, MAM, Pinacoteca, MuBE e os diversos centros culturais, como IMS, Itaú Cultural, CCBB, etc, a capital paulista conta com inúmeras galeria de arte reconhecidas internacionalmente.
Se interessou? Então confira neste artigo 7 dessas galerias e monte seu roteiro!
1. Fortes D’Aloia e Gabriel
A Fortes D’Aloia & Gabriel é referência no circuito internacional de artes. Representa cerca de 40 artistas, brasileiros e estrangeiros, jovens e consagrados. Promove cerca de 15 exposições por ano, além de lançamentos de livros, oficinas, exibição de filmes e conversas com profissionais da área. Além disso participa das mais importantes feiras de arte do mundo e apoia regularmente publicações e exposições institucionais.
Antiga Galeria Fortes Vilaça, tem dois espaços na capital, um na Barra Funda e outro na Vila Madalena, um espaço no Rio de Janeiro e escritório em Lisboa.
Mais informações: www.fdag.com.br/ ou 55 11 3032 7066
2. Casa Triângulo
Entre as galerias de arte, a Casa Triângulo, fundada em 1988, se destaca como uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do Brasil. É reconhecida por revelar e consolidar a carreira de vários artistas e por apoiá-los, fazendo da galeria um local livre e experimental.
Sua sede de 500 m² nos Jardins, em São Paulo, é por si só uma atração. A arquitetura tem traços retos, como uma grande caixa suspensa, de planos translúcidos embaixo e opacos em cima, dando a impressão de flutuar.
Mais informações: www.casatriangulo.com ou 55 11 3167 5621
3. Galeria Vermelho
A Vermelho se destaca como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
A galeria foi inaugurada em 2002, após um intenso processo de reconfiguração e restauro de três pequenas casas localizadas em Higienópolis (SP). Criado e desenvolvido pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e José Armênio de Brito Cruz, o projeto incorporou espaços expositivos à estrutura arquitetônica já existente, além de transformar o terreno que separa as três casas da rua em uma grande praça aberta sobre o fundo de 120 m² da fachada do prédio principal. Nessa imensa parede, já foram apresentados mais de cem projetos que incluem pinturas, colagens, escavações, projeções, instalações e prospecções.
Mais informações: www.galeriavermelho.com.br/ ou 55 11 3138 1520
4. Zipper
Localizada no Jardins, a Zipper Galeria estabeleceu-se com foco na produção de artistas emergentes da cena brasileira e latino-americana, propondo uma abertura aos novos discursos da arte contemporânea. Diversos nomes da cena contemporânea foram lançados em programas como Zip’Up, projeto criado em 2011, e o Salão dos Artistas sem Galeria, realizado na Zipper desde 2012, ambos voltados a artistas ainda não inseridos no circuito comercial de São Paulo.
As mostras são frequentemente organizadas por curadores convidados, que costumam participar de encontros e conversas abertos ao público. Outra missão da galeria é a formação de um novo público, tanto de jovens colecionadores como de pessoas interessadas no mundo da arte.
Mais informações: www.zippergaleria.com.br/pt/zipper/ ou 55 11 4306 4306
5. Luís Maluf Art Gallery
Também localizada no Jardins, Luis Maluf Art Gallery se apresenta como um espaço multilíngue de experimentação, fomentando e incentivando a arte contemporânea em todas as suas variações e desdobramentos. Realiza também eventos que propiciam discussões e debates sobre a atual produção artística no Brasil. Seu acervo conta com artistas que possuem propostas e pesquisas fundamentadas dentro do atual pensamento poético contemporâneo.
Além da sede em São Paulo, a galeria tem popUps em Miami e no Rio de Janeiro.
Mais informações: www.luismaluf.com/ ou 55 11 2367-3437
6. Galeria Pivô
O Pivô é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua como plataforma de experimentação artística para artistas, curadores, pesquisadores, estudantes e o público em geral. Desde 2012, a instituição vem se consolidando com um dos principais espaços de exibição e produção de conteúdo em arte contemporânea da cidade.
Localizada no endereço mais charmoso e famoso de São Paulo, o Edifício Copan, obra de Oscar Niemeyer.
Mais informações: www.pivo.org.br ou 55 11 3255 8703
7. Galeria Millan
É, sem dúvida alguma, uma das instituições de arte mais conceituadas do país. Desde sua fundação, procura estabelecer diálogos entre a produção de artistas modernos e sua contribuição para a formação da nova geração. Ao longo de mais de trinta anos de atividade, se consolidou como referência nacional por posicionar artistas dentro do mercado internacional e apoiar sua participação em importantes exposições coletivas.
Localizada na Vila Madalena, a Galeria Millan conta um espaço expositivo de 450 m² para abrigar os projetos mais audaciosos dos artistas representados.Mais informações: www.galeriamillan.com.br/ ou 55 11 3031 6007