Festival que celebra as tradições culturais paulistas estará na Praça da Sé

Sustança é a palavra-chave da comida servida no Revelando SP. Foto feita na edição de São Paulo de 2024 do festival, por Danilo Ferrara
O Revelando SP, maior festival de valorização das culturas tradicionais paulistas, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, terá uma mini edição especial dentro da programação da Virada Cultural, evento gratuito da Prefeitura Municipal de São Paulo que acontece nos dias 24 e 25 de maio (sábado e domingo).
Na parte de artesanato, o Revelando SP participa com instrumentos musicais, de Iguape, artesanato indígena, de Peruíbe, arte em mosaico, de Guararema e artesanato indígena, de Guarulhos.
A culinária paulista estará representada por meio da comida de lobisomem, de Joanópolis, do sanduíche de linguiça, de Bragança Paulista, rojão de balaio, de Ribeirão Grande, buraco quente, de Itapevi, carne na lata e o Rancho do Markão, de Redenção da Serra, o Alambique do Décio, de Guararema, e o suco Zé Taiada & Maria Rapadura, de Caçapava.
O Revelando SP leva ainda à Virada Cultural a instalação luminosa “Festa da Luz”, de Grace Passô, e shows com grandes nomes da música brasileira, como Xangai, Elomar, Mestre Ambrósio, Paulinho Boca de Cantor fazendo tributo aos Novos Baianos, Lia de Itamaracá e Daúde. Confira abaixo a agenda de shows:
24 de maio, sábado
18h – Xangai
20h – Banda de Pífanos de Caruaru
22h – Pinduca
25 de maio, domingo
0h – Mestre Ambrósio
3h – Baile do Papai – Manoel Cordeiro
6h – Aguidavi do Jêje
10h – Paulinho Boca de Cantor – tributo aos Novos Baianos
12h – Canta Inezita – Célia e Celma, Consuelo de Paula, Maria Alcina e Ayrton Montarroyos
14h – Lia de Itamaracá e Daúde
16h – Virgínia Rodrigues
18h – Elomar – participação especial de Xangai
A presença do Revelando SP na Virada Cultural é um aquecimento para a edição paulistana do festival, que acontece em setembro. O festival, que acaba de passar por Barretos, ainda terá em 2025 edições em Iguape (junho), São José dos Campos (julho) e Presidente Prudente (agosto).
Sobre o Revelando SP
O Revelando SP, que já teve mais de 60 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo, por meio de saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.
Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes: compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.
Os artesãos, por sua vez, levam ao festival objetos decorativos e funcionais, como tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.
As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.