Evento acontece de 05 de julho a 25 de agosto reunirá municípios serranos dos estados de SP, MG e RJ
Restaurantes e pizzarias tradicionais de São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira paulista, a 200km da capital, já vêm se preparando para a realização do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que neste ano será realizado entre os dias 5 de julho e 25 de agosto.
Será uma grande oportunidade para que moradores e turistas possam conhecer a verdadeira e genuína gastronomia típica da região, em plenas férias do meio do ano. O festival será realizado nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
As inscrições estão abertas até o próximo dia 29 de junho e podem ser acessadas por meio do site oficial do evento. Até lá o público poderá conferir as novidades e os pratos participantes pelo Instagram.
A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

Releitura da Care de Lata da Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí

Releitura da Care de Lata da Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí

O Queijo Borbinha, do Empório Caminhos dos Queijos, que estará participando do festival

O Queijo Borbinha, do Empório Caminhos dos Queijos, que estará participando do festival

Um das pizzas da Pizzaria Fiori, de São Bento do Sapucaí
O 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem patrocínio de Sun Mobi Energia Solar, GWM Motors e Turismo Sul de Minas, com apoio de BaresSP, Hotel4You, Reserva, Hora Campinas, Região de Mauá Convention & Visitors Bureau e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau.
As delícias de São Bento
São Bento do Sapucaí, considerado neste ano o destino mais acolhedor do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Booking.com, também acolhe de braços abertos os amantes da gastronomia com uma diversificada rede de restaurantes e pizzarias, que atendem a todos os paladares.
Um deles é a Pizzaria Fiore, que irá produzir três pizzas que levam o divertido nome de KM Zero, por utilizar somente ingredientes da região, que é justamente o mote do festival.
A pizza Quinta dos Cogumelos é feita com molho de tomate orgânico San Marzano, da Fazenda do Retiro, mozzarella, refogado de cogumelos, queijo malacaxeta Bolderini, cebolinha verde e uma generosa porção do azeite Oliq.
O Chef Deco Lima também criou a Caminhos dos Queijos, com a mesma receita acima, acrescentando um refogado de shimeji, pururuca de guanciale feita no forno e fatias de guanciale das Terras de Monã. Já a Quiririm, além do molho de tomate, também leva lombinho defumado Quiririm, requeijão de corte Canastra original, cebola e uma generosa porção do azeite Oliq.
E por falar nos maravilhosos queijos utilizados nas receitas das pizzas, o Empório Caminhos dos Queijos, especializado em queijos artesanais brasileiros, apresentará ao público do festival o delicioso e único Queijo Borbinha, uma criação exclusiva da renomada Queijaria Bolderini de Pindamonhangaba (SP).
Este queijo autoral, elaborado com leite pasteurizado de vaca, é uma verdadeira obra de arte. Sua textura cremosa derrete na boca, enquanto o sabor e aroma lácteos únicos envolvem os sentidos.
A suave acidez harmoniza perfeitamente com o toque especial do mofo natural na casca, proporcionando uma experiência de degustação sublime. Ele é ideal para o café da manhã, um lanche especial ou como destaque de uma tábua de queijos.
Vinícola Villa Santa Maria
A charmosa Vinícola Villa Santa Maria criou uma releitura da carne de lata para o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha. A receita é uma combinação de lombo, linguiça calabresa, linguiça portuguesa e bacon, marinada no vinho tinto Brandina Assemblage 2021.
Para acompanhar, um entrevero de pinhão feito com um arroz legítimo da Serra da Mantiqueira, o Arroz Piagüí. O prato leva toque de molho roti com laranja e conserva artesanal de pimenta biquinho. Mini agriões e flores da propriedade finalizam a receita, criada pelo Chef Roque Souza.
O prato, na verdade, inclui uma sequência de cinco tempos do menu. A releitura da carne de lata é o prato principal desta combinação gastronômica. Tudo isso pode ser degustado em uma atmosfera única, em um ambiente que remete à Toscana, com visual para os vinhedos.
2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha
Data: 5 de julho a 25 de agosto de 2024
Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes
Informações / Inscrições: www.saboresdamontanha.com.br
Telefone: (11) 9 3279-5275
Instagram: @saboresdamontanha_br