Passeios de charrete e de maria-fumaça que conduzem os visitantes ao passado em uma aula de história ao vivo e variadas atividades de lazer – de teatro de bonecos a trilhas na natureza – são alguns dos atrativos turísticos que a acolhedora cidade mineira de Tiradentes oferece a pais e filhos
Férias com sabor de história ao vivo com direito a doces da roça, teatro de bonecos, passeios de charrete e de maria-fumaça, além de atividades de lazer em meio à natureza. Destino turístico para famílias por excelência, a mineira Tiradentes é um convite certo à diversão durante o mês de julho, período de recesso na maioria das escolas de todo o país.
Com fácil acesso a partir de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, esse charmoso município é um dos mais preservados entre as denominadas cidades históricas de Minas Gerais, acolhendo um valioso patrimônio arquitetônico em suas ruas e becos seculares, além de excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica, com opções variadas para todos os bolsos e estilos. Eleita pela revista norte-americana “Departures” como a cidade mais bonita do Brasil, Tiradentes esbanja adjetivos e atrativos para todas as idades.
Uma vez na cidade, que tal se acomodar com as crianças em uma das charretes que circulam pela cidade para um city-tour com gostinho de história ao vivo e em muitas cores? Com ponto de partida do Largo das Forras, os preços dos passeios custam a partir de R$ 80 (a família com até 4 pessoas). Durante o trajeto, que é feito em ruas pavimentadas por pedras, chamam a atenção as igrejas coloniais, o casario centenário e os museus. Lógico que, no percurso, há parada estratégica em frente à Matriz de Santo Antonio e, bem pertinho dali, diante da imagem do inconfidente que dá nome ao município. Crianças em idade escolar vão compreender, in loco, a história do país e os menores, divertirem-se com o passeio que sacoleja a maior parte do tempo.
Outra boa dica de passeio que agrada em cheio os pequenos é a maria-fumaça que une Tiradentes a São João Del Rey. Como em uma viagem no tempo – com direito a sonoros apitos durante o trajeto de 12 km –, o embarque é realizado em uma pequena estação ferroviária do século 19. A composição, cujos vagões acomodam bancos de madeira e couro, deixa a estação e parte para a cidade vizinha margeando a Serra de São José e o Rio das Mortes. O percurso, que dura cerca de 40 minutos, atravessa vários trechos de áreas urbanas, permitindo aos turistas contemplarem, pela janela do trenzinho, cenas de puro bucolismo com direito a quintais com galinhas ciscando e senhorinhas estendendo roupa no varal. Os mútuos acenos de mão (entre passageiros e moradores) é uma constante durante a viagem. O passeio na maria-fumaça com tour pela Estrada Real custa R$ 120 por pessoa (http://www.institutoestradareal.com.br/) e ocorre às sextas e aos sábados, domingos e feriados nacionais.
Deixando os trilhos centenários para trás, que tal dar uma caminhada pela cidade para curtir as inúmeras delícias locais? Neste quesito, o de gastronomia, não faltam bons restaurantes em Tiradentes que exercem uma culinária saudável e natural que valoriza os ingredientes nativos, sendo que alguns deles oferecem menu kids (mediante demanda). Lojinhas de doces artesanais produzidos na roça (com variada oferta de balas e confeitos) e sorveterias são uma constante tentação e um irresistível convite à gula.
Trilhas na serra e teatro de bonecos
Aos que preferirem atividades ao ar livre, a majestosa Serra de São José (que se ergue aos pés de Tiradentes e forma um grande cinturão ao redor do município) é um convite às práticas outdoor que não envolvem grandes distâncias nem grandes esforços. Há atrações para todas as idades e condicionamentos físicos, como caminhadas de pequena e média duração ou trekkings mais avançados e cavalgadas, além de passeios de bike pela Rota Gastronomia Rural e pela Estrada da Caixa D´agua, esta última toda plana e às margens do antigo caminho por trens.
Para trilhas suaves a pé, destaque para o Pocinho do Paulo André, que é indicado para famílias com bebês, pois a trilha é realmente bem leve. Outra opção é a trilha da Fazenda do Menino Maluquinho, que também pode ser percorrida a cavalo por iniciantes e também é ideal para famílias. Se o visitante já estiver mais acostumado a cavalgar, outras opções são a própria Serra de São José e a Estrada do Bichinho. Caso a escolha seja seguir para Bichinho (apelido desse distrito de Prado que se chama Vitoriano Veloso e se localiza a 15 minutos do centrinho de Tiradentes), a Casa Torta é uma parada obrigatória para as crianças. Diante do sobrado cujas paredes inclinadas parecem estar prestes a tombar propositalmente, a criançada fica hipnotizada com a proposta lúdica da concepção deste espaço, remetendo os visitantes a um universo onírico que é puro deleite.
De volta ao centro histórico e para fechar a programação, a dica é seguir para a Rua Direita e assistir a um dos espetáculos de marionetes do Teatro Casa de Boneco, que atua há 29 anos em Tiradentes. Não há como não se emocionar e rir com as encenações protagonizadas por bonecos que ganham vida e voz com os integrantes da família Rohrmann. Diversão garantida para todos – até para os adultos, que se descobrem crianças novamente diante de tanta fantasia.
Sobre o Tiradentes Mais
Coletivo criado 2012, Tiradentes Mais é formado por 52 empresários e artistas da cidade que abraçam a missão de bem atender e de divulgar, para o Brasil e o mundo, o que faz a cidade histórica mineira ser tão especial. A oferta de serviços e atrações abrangida pelo grupo está dividida em quatro pilares: Hospedagem, Gastronomia, Consumo/Compras e Arte/Cultura. Para mais informações sobre hospedagem, restaurantes e o que fazer em Tiradentes, acesse:
Site: tiradentesmais.com.br
Facebook: www.facebook.com/TiradentesMais
Instagram: www.instagram.com/tiradentesmais/