Arte e Cultura

Água, luz e música são os principais elementos que dão vida a Fluidez

Fluidez

Mostra que ocupa o térreo da Japan House São Paulo, de 01 de junho a 04 de agosto.

Fluidez, a instalação inédita é do estúdio de design visual WOW, que possui extensa atuação no campo do design visual e se apresenta pela primeira vez na América do Sul, confirmando o objetivo da Japan House São Paulo de apresentar vertentes contemporâneas do Japão.

O projeto, desenvolvido exclusivamente para o andar térreo, tem como ponto de partida o movimento dos líquidos e de pequenas partículas, que se assemelham à dinâmicas de elementos vivos. O resultado é um ambiente mágico formado por pilares de água e partículas metalizadas, com capacidade de 500 litros cada, que a partir de uma ampla sincronia entre movimento, música e luzes coloridas, cria um fluxo orgânico com intensa energia e vitalidade.

O espectador é convidado a observar a instalação Fluidez totalmente no escuro, apreciando os movimentos que se alteram de modo a permitir a percepção entre lentidão, calmaria, rapidez, paz e energia, em uma franca referência a dinâmica natural da vida. A mobilidade da água e o turbilhão de partículas são controlados por bombas instaladas em cada pilar, junto com trilha sonora exclusiva – assinada pelo japonês Masato Hatanaka – e cores que variam em uma delicada escala de nuances.

Para Kosuke Oho, diretor criativo do WOW, as percepções de cada indivíduo baseiam-se em suas experiências e cultura e, dentro desta premissa está a expectativa do coletivo em relação a primeira mostra na América Latina.

“Para criarmos esta obra de arte para a Japan House São Paulo, analisamos as possibilidades de elementos fluidos em uma analogia a vida, que guarda sentimentos distintos por cada pessoa, por cada cultura. Estamos ansiosos para conhecermos como cada visitante se sentirá impactado com a instalação Fluidez, além de podermos descobrir sentidos diferentes do nosso, de nossa cultura japonesa”. 

Sensorial e tecnológica, a obra promete uma nova experiência de imersão, capaz de ativar todos os sentidos. “Essa mostra coloca o visitante em uma sintonia corporal com a instalação que está sendo vista e vivenciada. É como se o ritmo das águas fosse capaz de movimentar, além das partículas imersas, a sensibilidade e o emocional dos visitantes, em uma interessante e forte sinergia entre o ambiente e o corpo, o macro e o micro”, declara Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.

Complementando a programação, o centro cultural promove no dia 25 de abril, às 19h, um bate-papo entre os japoneses do estúdio WOW e os brasileiros do Bijari, núcleo de criação em artes visuais e multimídia. Saiba mais.

Sobre WOW
WOW é um estúdio de design visual baseado em Tóquio e Sendai, no Japão, além de São Francisco, nos EUA. Fundado em 1997, desenvolve uma ampla gama de trabalhos de design, apresentando inovadoras experiências que integram design, arte e tecnologia. Seus trabalhos consistem em criações de diversas imagens visuais para comerciais, vídeos conceituais e direção de videoinstalações em variados espaços em colaboração com renomadas marcas internacionais. Além disso, nos últimos anos, tem se dedicado à produção de instalações artísticas e à criação de produtos originais, realizando inúmeras apresentações dentro e fora do Japão. Enquanto procura realçar ao máximo a sensibilidade pessoal dos criadores, continua na busca por novas possibilidades visuais com o objetivo de cumprir a função social do design visual. Esta instalação na Japan House São Paulo foi criada por Tatsuki Kondo e equipe.

Fluidez
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
De 01 de junho a 04 de agosto de 2019
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/


Sobre o Autor

Preencha seus dados abaixo e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *